Transposição Social

Posted on 31 de outubro de 2009. Filed under: Notícias Nacionais, Notícias Regionais | Tags: |

A transposição das águas do rio São Francisco é uma das obras mais sonhadas pelo nordestino do semi-árido brasileiro. Uma obra de milhões de reais empregados para trazer desenvolvimento e a água às regiões semi-áridas do nordeste brasileiro. A iniciativa é válida, porém deve ser analisado o seu aspecto social para que não se repita a tragédia ocorrida durante a “política de açudagem” que pregava a oportunidade de acesso à água aos nordestinos, tal projeto apenas construiu açudes em propriedades privadas de grandes latifundiários nordestinos. O fato que foi citado anteriormente deve ser usado para que possa ser refletido se caso a transposição passe por uma pequena propriedade, o pequeno agricultor continuará com suas terras, pois serão valorizadas e cobiçadas por grupos agropecuários, já que a água poderá ser utilizada para a irrigação ou para a criação de grandes rebanhos bovinos, práticas nem tão comuns ao pequeno produtor que não possue muitos recursos financeiros.
Diante da valorização de seu terreno e a cobiça de grupos empresariais, poderá ocorrer a venda das terras para estes grupos, pois o pequeno agricultor dificilmente gerará tanto lucro para a economia com a sua pequena produção, caso não seja assistido por um programa social que possa ajudá-lo a utilizar as águas como fonte de renda e vida com o aspecto maquinário e finaceiro. Caso isso não ocorra haverá a migração do pequeno agricultor para as áreas urbanas (êxodo rural) ou este apenas será utilizado como força de trabalho.
Cabe refletir se o imenso gasto para a conclusão da obra visa melhorar a vida do povo sertanejo, incentivando a pequena produção de subsistência, ou se apenas visa a ocupação das margens dos canais do São Francisco por grupos empresariais.

Por: Alan Aguiar

Anúncios

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: